Conversa presencial e gratuita
Data: 26.09, terça, das 19h às 20h
Local: Paço das Artes (Rua Albuquerque Lins, 1345)
Ingresso: gratuito
Classificação indicativa livre
sobre o evento
Como programação paralela à Temporada de Projetos 2023, a artista Thatiana Cardoso conversa com a crítica Gabriela de Laurentiis, responsável pelo acompanhamento da artista na exposição.
Sobre o projeto
Em “Os algoritmos te trouxeram até mim. Agora, o satélite me leva até você”, proposta que dá nome ao projeto, a artista Thatiana Cardoso propõe rastrear a localização de um dos soldados com quem manteve conversa nos últimos meses por meio do envio de um link rastreável. O objetivo desta ação é descobrir o local em que o golpista vive, obter imagens da cidade de fontes diversas, tais como imagens via Satélite, street view, imagens de parques, restaurantes e outros lugares que a artista considerar romântico. Em seguida, escrever cartas nas quais relatos anônimos de mulheres que sofreram o golpe são alinhavados a cartas românticas encontradas por meio do buscador da internet e a criação de narrativas ficcionais sobre um encontro ideal com o soldado, misturando fantasia e realidade, desejo e frustração. A forma de apresentar este percurso será por meio da documentação do processo: dados geográficos fornecidos pelo site de rastreamento por meio de URL rastreável, fotografias via satélite da cidade justapostas às cartas escritas pela artista. O desejo de trabalhar a partir de imagens via satélite vem da ideia de “ultra veracidade” e, ao mesmo tempo, engano destas imagens, visto que os satélites podem captar imagens que não são visíveis a olho nu, mas que ao mesmo tempo são “falsas”, pois precisam ser adaptadas para que fiquem mais parecidas com as imagens de paisagem que estamos acostumados a ver.
Esse projeto busca propor uma reflexão sobre o presente. Desdobra-se sobre questões que são urgentes. No Brasil, novos casos de golpes do amor são reportados diariamente. Embora séries documentais como “O golpista do Tinder” tenham evidenciado essa modalidade de golpe na mídia no último ano, muitas pessoas ainda desconhecem esse tipo de fraude. Essa proposta tem a potência de ampliar a discussão para além do espaço expositivo, problematizando as armadilhas do estelionato amoroso e tencionando as complexas relações que envolvem a sedução e o engano em casos de golpes do amor.
Sobre a artista
Thatiana Cardoso (São Bernardo do Campo, SP, 1984) busca problematizar o engano e seus mecanismos, seja mimetizando o corpo humano a partir do registro de utensílios domésticos, seja desdobrando-se sobre armadilhas da sedução em golpes de amor. Trabalhando principalmente com fotografia, vídeo, performance e desenho, sua produção transita entre as artes visuais e o cinema. A artista participou de exposições e mostras, entre elas: NÓS:–arte e ciência por mulheres, Paço das Artes (2023); Experimental Film & Music Video Festival, Toronto, Canadá (2023); Artistas mulheres do ABC e do acervo da Pinacoteca de São Caetano do Sul, SP (2022); 21º Festival Internacional de Cinema Contis, França (2016). Thatiana possui bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2016), onde também fez especialização em História da Arte: Teoria e Crítica (2020), e vive e trabalha em São Bernardo do Campo.
Sobre a crítica
Gabriela De Laurentiis (São Paulo, SP, 1987) trabalha como artista e pesquisadora, explorando relações entre ciências sociais e artes. É pós-doutoranda na FAU-USP, onde realizou a pesquisa de doutorado Espacializações de Anna Bella Geiger: a imaginação é um ato de liberdade, com financiamento da Fapesp. É autora do livro Louise Bourgeois e modos feministas de criar (1ª edição Annablume, 2ª edição Sobinfluencia), que conta com tradução em espanhol (No Libros), resultado da pesquisa de mestrado concretizada no IFCH-Unicamp, com bolsa Fapesp. Graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP, participou de intercâmbio acadêmico na Sciences Po – Paris. É integrante do duo Lâmina, que explora relações entre elementos artísticos e arquitetônicos, elaborando obras sobre temas como violência, turismo, tecnologia e espacialidades no capitalismo contemporâneo.
visitação
De 26 de setembro a 26 de setembro de 2023
abertura
26 de setembro - 19:00 horas