Curso on-line
Módulo I: 04, 06, 11, 13 de julho, terças e quintas, das 19h às 21h
Módulo II: 18, 20, 25 e 27 de julho, terças e quintas, das 19h às 21h
Valor: R$135
Vagas: 50
Local: As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.
sobre o curso
Este curso explora de maneira abrangente alguns pontos relacionados ao que conhecemos hoje por arte contemporânea, passando pelo seu surgimento e pela maneira como foi se desenvolvendo. Fazendo alguns recortes necessários face à amplitude do tema, serão apresentados a produção artística iniciada após a metade do século 20, seus artistas e as relações por eles estabelecidas, em um período da história da arte na qual mais do que nunca a arte e a vida se misturam, ampliando cada vez mais os limites do que vem ou não a ser arte.
Módulo I – Arte contemporânea: de onde veio e como evoluiu
Este primeiro módulo do curso traz uma reflexão sobre os conceitos fundadores do que é conhecido hoje como arte contemporânea, assim como se aprofunda em alguns pontos essenciais para se entender como ela se sustenta. Serão apresentadas fontes historiográficas, filosóficas e o percurso traçado por alguns artistas seminais, mantendo o diálogo com outras instâncias da vida que enriquecem ainda mais as artes visuais. Baseando-se em algumas inquietações acerca do tema central do curso, serão investigadas as mudanças ocorridas nas artes nos séculos 20 e 21, sempre contextualizando o cotidiano sociocultural e a produção artística no Brasil e fora dele.
Aula 1 | Mas afinal, como ela surgiu? Reverberações de ideias passadas.
Aula 2 | Arte contemporânea é um movimento? O que há dentro dela?
Aula 3 | A influência das feiras e do mercado na construção da arte contemporânea
Aula 4 | No contemporâneo, tudo é arte?
Módulo II – Por onde anda a arte contemporânea?
Este segundo módulo, de maneira mais pontual, irá abordar questões específicas e latentes que trazem a arte contemporânea para ainda mais próximo de nós do que antes, já que passa a fazer parte dos nossos caminhos diários e inclusive pode ser encontrada no nosso bolso, sendo carregada para qualquer lugar. Mas nem tudo também é arte, e será discutido o que pode ou não ser enquadrado dentro dessa categoria e se há necessidade desse tipo de classificação. A política, as ruas e tudo ao entorno contribui como matéria criativa para os artistas, que se nutrem das mais diferentes fontes para nos apresentar suas criações. Será discutido como essas referências são reflexos do século 21 e como podem ser apreciadas nas artes visuais.
Aula 1 | A institucionalização das ruas. A rua e a galeria.
Aula 2 | O digital na construção das obras contemporâneas.
Aula 3 | Quais os limites da arte contemporânea?
Aula 4 | Os temas políticos na elaboração da nova arte.
Sobre o professor:
Arthur Amador é doutor (2019) e mestre (2015) em estética e história da arte pela Universidade de São Paulo (USP) e é bacharel em artes visuais (2007) pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Possui experiência na área de educação em museus e mediação cultural. Atua como docente na Universidade Estadual de Ponta Grossa e tem experiência como professor de artes na educação básica. É colaborador da empresa Arteducação Produções desde 2012, atuando como coordenador e formador de educadores para exposições, tendo atuado também em diferentes instituições culturais.
período
De 04 de julho a 27 de julho de 2023
início
04 de julho - 19:00 horas